sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Adoçante

Olá amigas...
Estive lendo uma reportagem muito interessante sobre adoçante. Fiquei muito tranquila, pois foi comprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que adoçantes, em especial a sacarina e o ciclamato que não provocam câncer e não fazem mal a saúde, como muitos afirmavam. Porém como tudo na vida precisa haver cautela no seu uso, não se deve abusar do consumo.
Eu uso adoçante desde os meus 15 anos aproximadamente, por incentivo da minha avó, já que eu sempre fui muito gordinha. Desde então não tomo açúcar no café com leite, no chá.
E como estão na reeducação alimentar? É não é muito fácil né.
Hoje conversando com uma amiga percebi que emagrecer vai além da vontade.
Ela me confidenciou que o seu problema é financeiro e não está dando nem para ir ao sacolão. Ai vocês podem me falar, o que tem isso a ver, já que para emagrecer dependemos de força de vontade e atitude.
Se pararmos para analisar, tem muito a ver. Se vc quer emagrecer com saúde, você precisa ter o minimo, como frutas, legumes, verduras, algumas barras de cereais, pão integral ou biscoito, requeijão light, leite desnatado, gelatina diet, etc.
E quando a pessoa está sem grana? Só tem o básico, arroz e feijão e carne ?
É complicado, fiquei pensando e estou tentando achar uma solução para esta minha amiga, mas não está sendo fácil.
Bjão

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Que tal um chá?


Olá meninas.
Hoje comecei a tomar chá de carqueja, li que ajuda a queimar gordura. Emagreci bem, mas tenho uma gordurinha na barriga que teima a continuar. Se eu tiver coragem ainda coloco a foto aqui.
Então resolvi colocar algumas informações sobre chás que ajudam no processo de emagrecimento. AJUDAM, mas se vc não manerar na alimentação, não vai resolver, ok.
Um bom chá para todas...
Bjão

Ervas para desintoxicar, desinchar, acelerar o metabolismo, baixar a ansiedade e queimar gordurinhas. Aprenda a combinar essa turma para emagrecer rapidinho, sem passar fome

O importante é não deixar de ingerir uma xícara de cinco a dez minutos antes de cada refeição, incluindo café da manhã, ceia e lanche. Dessa forma, além do efeito terapêutico da erva, o chá dá uma sensação de saciedade, amenizando a fome, o que facilita controlar a quantidade de comida colocada no prato. Quantas ervas usar no chá? Pode ser uma, duas ou todas de um mesmo grupo (veja abaixo). Também é permitido combinar ervas de grupos diferentes.

No caso de você ter retenção hídrica e intestino preso, por exemplo, faça um mix de ervas diuréticas e digestivas. Alfafa e hortelã, são curingas – desintoxicante e aromática, respectivamente, merecem entrar em todas as combinações.

Diuréticas: o fim da retenção hídrica.
Agem nos rins e no córtex da glândula supra-renal, inibindo a produção do hormônio cortisona, que bloqueia a perda de peso ou, pior, engorda.
Ervas: cavalinha (Equisetum arvense), dente-de-leão (Taraxacum officinalis), cabelo-de-milho (Zea mays), sabugueiro (Sambucus nigra), abacateiro (Persea americana), quebra-pedra (Phyllantus niruri) e salsa (Petroselium sativum).

Digestivas: intestino regulado e barriga lisinha
Contêm substâncias que atuam no fígado, onde é fabricada a bílis, que dissolve a gordura em moléculas menores, facilitando sua absorção pelo intestino.
Ervas: hibisco (Hibiscus sabdariffa), cáscara- sagrada (Rhamnus purshiana), zedoária (Curcuma zedoaria), psilium (Plantago psyllium) e fucus (Fucus vesiculosus).

Calmantes: ansiedade sob controle
Agem no sistema nervoso central, acalmando e baixando a ansiedade, que costuma desencadear a compulsão à comida.
Ervas: alecrim (Rosmarinus officinalis), hortelã (Mentha piperita), capim-limão (Cymbopogon citratus), camomila (Matricaria chamomile), melissa (Melissa officinalis), jasmim (Jasminum officinalis), mulungu (Erythrina mulungu) e aniz (Pimpinella anisum).

Desintoxicantes: operação limpeza
O principal papel destas ervas é captar as toxinas do organismo, eliminando-as por meio da urina, das fezes e do suor e, com isso, colocando um fim no desequilíbrio que ocasiona o aumento de peso.
Ervas: alfafa (Medicago sativa), salsaparrilha (Smilax sp), zedoaria (Curcuma zedoaria), chá-verde (Camelia sinensis), espinheira-santa (Maytenus ilicifolia), bardana (Arctium lappa).

Emagrecedoras: ação dissolve gordura
Têm princípios ativos que agem nos rins, no fígado e, principalmente, no intestino.
Ervas: alfafa (Medicago sativa), cavalinha (Equisetum arvense), cana-do-brejo (Costus spicatus), graviola (Anona muricata), cabelo-de-milho (Zea mays), carqueja (Baccharis trimera), capim-limão (Cymbopogon citratus).

Preparar o chá é simples: ferva a água, junte a erva desidratada e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos. Coe e beba quente, morno ou gelado, com ou sem adoçante. Para garantir o efeito medicinal e o sabor, use 1 colher de sopa de erva para 1 litro de água.

No caso do mix, a recomendação é 1 colher de sopa de cada erva para a mesma quantidade de água. Triplique a medida se a erva for fresca.

O que você deve evitar para potencializar a dieta.

• Combinar dois tipos de carboidrato numa mesma refeição, como arroz e batata.

• A única parceria permitida é o arroz e feijão. Afinal, a dupla é típica no prato do brasileiro.

• Usar muito sal. Esse tempero deve ser praticamente descartado, pois faz o corpo reter líquido, prefira ervas e especiarias como orégano, alecrim, salsa, dill.

• Consumir alimentos refinados (arroz, pão, macarrão e biscoito feitos com farinha branca). Eles são rapidamente absorvidos pelo organismo, estimulando o pâncreas a liberar muita insulina – hormônio que contribui para o acúmulo de gordura.

• Comer e dormir. Espere pelo menos uma hora e meia depois do jantar para ir se deitar.

• Ingerir bebida alcoólica, pois é muito calórica.


(extraido da Revista Boa Forma)

Dicas para turbinar seu emagrecimento



Olá amigas...
Aqui em São Paulo, está um pouco frio, chuvoso e uma vontade de comer, comer...
Mas preciso me controlar, pensa que é fácil? Não é não, porém vamos tentado né.
Li algumas dicas em uma revista para ajudar no emagrecimento e gostaria de compartilhar com vocês:

1)Abandonar alimentos indigestos e gordurosos.
Além de calóricos, eles se armazenam no estômago por um longo período. Resultado? Você se sente estufada e não come de 3 em 3 horas, e é isso o que promove uma boa digestão, evita a compulsão por alimentos calóricos e dá mais ânimo.

2)Comer às 11 e às 15 horas.
Mas esse agrado não deve ser rico em gordura e açúcar. Alimentos com baixo índice glicêmico (que demoram mais para se transformar em açúcar) ajudam a controlar a balança. Vá de frutas com casca, vegetais crocantes(como cenoura ou pepino), queijo magro, castanhas e iogurte light.

3)Ingerir mais proteínas.
Tente comer ao menos uma porção de carne, peixe ou ovo todos os dias. Se é vegetariana, opte por tofu, soja, feijão e laticínios.


Bjão