sábado, 2 de fevereiro de 2008

Riscos dos lanches fora de casa

Alguém já passou mal após comer alguma coisa na rua?
Eu já tive infecção intestinal após comer salada de maionese em um restaurante por kilo, aparentemente muito limpo, mas quem vê cara...já sabe né.
Eu encontrei estas dicas e achei bem legal e resolvi postar aqui, vale a pena ler.Bjos.

Quando estamos com fome, andar pelas ruas pode ser um perigo. Isso porque há várias opções de comida, para todos os gostos. É carrinho de pipoca de um lado, de milho verde do outro. Sem falar em trailers de cachorro-quente e churrasquinho na chapa. Nas praias e nos ônibus, as ofertas vêm diretamente até nós pelas mãos de vendedores ambulantes.Quando a tentação é grande, é preciso resistir e não se deixar levar apenas pela aparência dos alimentos. Ao optar por comprar comida na rua, corremos o risco de ingerir alimentos sem qualidades nutricionais, e, pior, que podem estar contaminados.
Óleo para fritura: perigo A higiene na preparação dos alimentos e a forma como são armazenados é um fator importante a ser observado. No caso do pastel de feira, por exemplo, prefira comprá-lo cedo. Se chegar tarde na feira, é muito mais arriscado, pois o óleo está sendo utilizado desde cedo. O problema, neste caso, são as toxinas liberadas pela reutilização do óleo em frituras.
Apesar dos perigos, não é preciso se desesperar e deixar de comer as delícias que são vendidas nas ruas. Confira ao lado alguns cuidados a serem tomados para evitar indigestões e outros problemas de saúde.
Precauções que devem ser tomadas com cada alimento
  1. Pastel: Preste atenção se os funcionários da barraquinha estão vestidos com roupas adequadas e se o óleo utilizado para a fritura está limpo. Prefira os pastéis mais “simples”, como os de queijo ou de pizza (queijo e tomate), pois esses recheios têm menos risco de estarem estragados.

  2. Cachorro-quente: O perigo está nos complementos como batata frita, bacon, maionese e os molhos em geral. Se não estiverem em recipientes fechados, podem ser contaminados por moscas e outros insetos.

  3. Sanduíche natural: O problema é que a maioria leva maionese, que é o alimento com maior risco de contaminação pela salmonela, bactéria que causa intoxicação.

  4. Churrasquinhos: Como a carne já vem cortada, não é possível checar qual foi utilizada. Na dúvida, procure não exagerar no consumo desse petisco.

7 comentários:

Kika disse...

Rô, é mesmo um risco comer na rua, melhor escolher bem. Eu já gostei muito de carnaval, hoje as prioridades são outras e, por isso, não estou triste por ter que ficar em casa, trabalhando ainda por cima. Bom cranaval de descanso para vc. Bjins.

Kika disse...

Esqueci: ouvi dizer que o filme "Sem reservas" é bem legal. Loquei, mas ainda não assisti.

Anônimo disse...

Oi Rô, muito obrigada pela visita ao meu blog, seja sempre bem vinda!!!
Você tá certissíma, eu também já me intoxiquei comendo fora de casa.... ótimo texto...
Vou te linkar lá... com certeza estamos juntas nessa batalha...
Beijos e bom carnaval!

Anônimo disse...

Olá Rosana , tudo bem!
Adorei essa matéria, realmente muito boa e interessante. É incrível como tem gente q come esses churrasco grego...eu nunca comi mas tenho vontade mas nunca tive coragem de comer...Hj em dia, qdo estou na rua, procuro comer coisas saudáveis e assadas.

Uma vez passei muito mal por causa de um purê de batata do cachorro quente...(nem como mais os da rua).
Maionese nem por reza eu como as da rua e muito menos bisteca. Pastel, prefiro comprar a massa prá fazer em casa.

O legal é isso, vivendo e aprendendo!
e vc com está? Espero q esteja bem e firme em sua R.A.

Bjs

Anônimo disse...

Oi Rosana!!!! Tem 2 filmes bem bacanas q gostei e assisti nesses últimos dias, o Sem Reservas e o Eu os declaro marido e ... Larry, ambos são ótimos e bem leves, vale a pena!
Eu nunca passei mal com coisas q comi na rua graças a Deus, mas é q sou chata mesmo e não é tudo q como não, rssss
Bjsssssss

εïз Suzinh@ εïз disse...

Olá amiga....voltei!!!!! hehehehe
Nossa q saudade!
Amiga muito show essa matéria dos alimentos q nos tentam na rua,hehehe! vai saber né
Passei pra fazer uma visitinha e também retribuir a sua sempre tão alegre.
Obrigado!!!!!
Bjokas

Fran disse...

vixe, que perigo menina. tenho até medo de pensar em infecção intestinal. felizmente, não paro para comer essas coisas na rua. barraquinhas me assustam. riso. bjo,